quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Quarta Etapa

Considerações finais

 O projeto foi concluído como o esperado, na décima segunda semana de aula, com a entrega das catapultas e com a realização da apresentação final. Dessa forma, a equipe Gama atendeu aos objetivos impostos ao realizar um lançamento oblíquo de um projetil através de uma Catapulta Trebuchet treliçada, feita apenas com palitos, cola e polímeros, com as devidas medidas e equipado com o sistema de manivelas e polias. Além disso, com essa atividade foi possível desenvolver habilidades de projeção e construção de dispositivos mecânicos, de forma aplicar aprendizados advindos das aulas de Física A teórica e prática. Abaixo, segue imagens da catapulta pronta.

                                                                    Figura 1: Catapulta finalizada. Fonte própria.                            Figura 2: Catapulta finalizada. Fonte própria.  

Por fim, estes foram os resultados alcançados, um dispositivo capaz de lançar uma bola de golfe a um alcance médio de 5,20 m, distância esta resultante da média aritmética de 5 lançamentos.

Agradecimentos

 A equipe agradece, primeiramente ao Centro Universitário Senai Cimatecpor  conceder tal atividade e disponibilizar a infraestrutura adequada à realização da mesma, ao corpo docente da instituição e ao professor-orientador MSc. Targino Amorim Neto pelo seu empenho e auxílio durante o curso do projeto e da disciplina de Física A Prática. Além disso, foi de suma importância a participação dos funcionários do Laboratório TheoPrax, José Gilson Ferreira da Silva Júnior e Alex, e dos monitores da disciplina, Ícaro Baião e João Gabriel.




sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Terceira Etapa

Nesta terceira postagem falaremos um pouco sobre o processo de construção da catapulta, para isso a equipe Gama fez um vídeo, que retrata de maneira simplificada todo o processo de construção. O objetivo foi  mostrar o registro da construção das peças, testes e o trabalho da nossa equipe, mas vale lembrar que pesquisamos, calculamos e modelamos tudo antes de iniciarmos a construção.
Para comprovar nossas pesquisas nós da Equipe Gama, construímos um protótipo da catapulta para analisar o comportamento da estrutura e aferir a veracidade de nossas estipulações teóricas. No link a seguir, mostramos alguns testes de nosso protótipo.


No processo de estudo foram realizados os cálculos de torque para encontrarmos a melhor proporção entre os comprimentos do braço, usamos também o torque para estipular a velocidade de saída do projétil. Para assim aplica-lá nas fórmulas do lançamento oblíquo que nós darão o alcance máximo, tudo pode isso pode ser encontrado de maneira mais aprofundada nas últimas postagens aqui no Blog.
No link abaixo são apresentados os passos realizados pela equipe no desenvolvimento do projeto. Após pesquisarmos, calcularmos e testarmos (com o protótipo), que começamos a unir as peças que foram construidas.


Ao longo do vídeo utilizamos algumas ferramentas, a micro retifica foi utilizada com o intuito de “marcar” a base para facilitar a fixação do suporte verticais, utilizamos também para o acabamento final. A furadeira de mesa, foi utilizada para fazer os furos principais, do eixo e para o contrapeso. A lixadeira foi utilizada para lixar as peças, desde simples placas de palitos aos eixos da catapulta (central e o do contrapeso). Além dessas ferramentas foram utilizados os seguintes materiais: barbante e elásticos, para auxiliar na colagem, cola de madeira, para colar os palitos, durepox, para aumentar a resistência das junções de algumas peças.

Após isso, o resultado do trabalho de nossa equipe pode ser observado na imagem abaixo.

Imagem 1: Catapulta ao final da 10ª Semana. Fonte própria.

Como todo trabalho a construção da catapulta envolveu custos, abaixo encontra-se a tabela de custos dos materiais que foram utilizados na confecção de tal projeto.

Tabela 1: Tabela de Custos. Fonte Própria.

Na tabela acima estão discriminados todos os gastos com materiais durante a construção da catapulta. Como os materiais não foram comprados em apenas um local, é fato que, houve preços variados para um mesmo item, foi realizado uma média simples, para se encontrar o valor por unidade do produto, logo o preço final também será uma média. No processo houve doação de itens e os mesmos foram retirados do cálculo  de custos como está indicado na tabela. O valor gasto em nossa catapulta foi de R$ 167,25. Sem as doações sinalizadas teríamos um total de  R$ 225,65.